Caderneta de Poupança [Saiba Tudo Nesta Resenha]

Caso esteja aplicando dinheiro na caderneta de poupança, fique atento, nesse artigo vamos detalhar mais sobre como você pode usar de forma adequada a sua caderneta de poupança. Assim, mostraremos as vantagens da caderneta de poupança, que podem estar presentes em outros investimentos também.

Você irá conhecer novos métodos muito mais seguros, para assim, poder aplicar seu dinheiro com inteligência e ter um retorno bem maior que o investido. Portanto, pode ser o método adequado para realização de seus sonhos.

caderneta de poupança

O que é caderneta de poupança

 Normalmente chamada só de poupança, a caderneta de poupança é um tipo de conta bancaria, que você pode guardar seu dinheiro, e também, fazendo com que seu dinheiro acabe rendendo o percentual aplicado, ou seja, pode ser tratado como um investimento.

Por conta disso, esses tipos de aplicações bancárias, cada vez mais foram se tornando mais populares entre os brasileiros. Segundo pesquisas do banco central, no ano de 2020, 158 milhões de pessoas fazem aplicações em suas cadernetas de poupança, ou seja, mais de 70% da população brasileira.

Entretanto, o que falta para muitos brasileiros, seria um conhecimento maior sobre as alternativas que a caderneta de poupança pode oferecer, pois algumas dessas vantagens agregam outras vantagens. Agregam de fato, pois a qualquer momento você possa sacar seu dinheiro, e pode fazer isso diretamente pelo caixa eletrônico, como uma conta bancária comum.

As vantagens da caderneta de poupança, ainda não acabaram, elas também são capazes de fazer transferências entre contas da mesma titularidade, e até mesmo por TED ou DOC, nesses casos, depende muito do banco que você é cliente. Além dos serviços tradicionais de uma conta de banco, como pagamentos de suas contas.

Entretanto, toda essa movimentação em sua conta faz com que seja uma conta comum, e não um bom investimento. Afinal, todo o dinheiro que foi depositado só rende juros como lucro a cada 30 dias, assim se você depositar uma quantia, e sacar antes que completam os 30 dias, não haverá rentabilidade sobre o valor aplicado.

Como funciona a caderneta de poupança

 De fato, é bem simples de entender como funciona a caderneta de poupança, ela é regulada pelo Banco Central do Brasil como mostra a legislação brasileira, e possui as seguintes regras, venha conferir:

  • Isenção de impostos; de fato, a caderneta de poupança não cobra nenhum tipo de imposto, como impostos de renda ou IOF;
  • Alta liquidez; é possível retirar seu dinheiro, a qualquer momento que o sujeito queira;
  • Ausência de taxa; desde o começo do processo abrir sua conta, até o final de tudo, o banco não cobra nenhum tipo de taxa.

Assim, de maneira geral, se trata de um investimento com rentabilidade mensal, ou seja, ele rende uma taxa de juros por mês, sobre o valor aplicado, como já dito. A caderneta de poupança, normalmente, é oferecida por instituições financeiras, comos os bancos. Cada banco pode ter diferentes critérios na abertura de sua conta, porém, a rentabilidade funciona igual para todos os bancos, pois ela é definida por legislação própria, pelo governo.

caderneta de poupança

Vantagens da caderneta de poupança

 Uma das principais vantagens da caderneta de poupança é de fato, a facilidade e a segurança que ela oferece. Você pode abrir a sua em qualquer instituição financeira, permitindo que você possa sacar seu dinheiro a qualquer momento e depositar também, de acordo com sua necessidade.

Existe o fato das cadernetas de poupança serem de risco baixo ao investidos e terem a segurança do Fundo Garantidor de Crédito, assim, atraindo mais investidores pelo Brasil, até mesmo nas classes mais baixas, com pouca rentabilidade.

Desvantagens da caderneta de poupança

 Uma das principais desvantagens da caderneta de poupança, seria a rentabilidade mensal pouco vantajosa, porém ela não é a única. Quando estamos em tempos de inflação elevada, os rendimentos da conta não acompanhem o aumento dos preços, assim o investidor acaba perdendo dinheiro.

Além de tudo, tem que ficar atento, principalmente quem faz valores muito altos como investimento, pois apesar de ser um investimento de baixo risco, sempre vai existir o risco da instituição falir, esses riscos afetam muito aqueles investidores que possuem um valor extremamente alto em sua caderneta de poupança. Pois o Fundo Garantidor de Crédito só garante devoluções de até 250 mil, ou seja, valores acima deste limite, não serão cobertos.

Juros da caderneta de poupança

 Os juros da caderneta de poupança são calculados, em cima do valor aplicado pelo investidos mensalmente. Normalmente é sempre depois de 30 dias o aniversário de sua conta, geralmente é no dia a abertura da conta ou também, no dia que o investidor fizer o deposito.

Como o fato, do rendimento da sua conta ser mensal, como já dito, se você tirar o dinheiro antes do aniversário da sua conta, perde todo o rendimento adquirido. E caso você faça mais depósitos ao decorrer dos dias, sua caderneta de poupança pode ter mais de uma data de aniversário, o que é de fato, bem comum de acontecer hoje em dia.

E vale a pena ressaltar, só os depósitos forem feitos entre os dias 29, 30 e 31, a data de aniversário, acaba sendo o dia 1 do mês seguinte. Os rendimentos da poupança, depende de duas taxas, a taxa Selic e a taxa Referencial, como vamos mostrar abaixo.

Neste cálculo, vamos colocar a taxa Selic de 5,5% ao ano e a taxa Referencial está em 0,00%. Assim como taxa Selic está menor do que 8,5%, ou seja, o cálculo será o de 70% da taxa Selic mais a taxa Referencial. Fazendo com quem a rentabilidade de sua conta poupança, seja calculada da seguinte maneira; 0,7 x 5,5% + taxa Referencial = 3,85% anual.

caderneta de poupança

Vale a pena investir na caderneta de poupança?

 Se o seu objetivo principal é investir para garantir o rendimento do seu capital, a caderneta de poupança é uma ótima escolha.

Mesmo com pouco dinheiro é possível fazer o seu investimento, como quem aplica pelo Tesouro Direto, pois ele permite aplicações mínimas de trinta reais, assim como a poupança, esse investimento tem baixo risco, e oferece maior rentabilidade.

Leave a Reply