Cuidado com os juros do cartão

O que é juros?

As taxas dos cartões de crédito são baseadas nos juros. A maioria dos bancos cobra entre 12% e 18% ao ano, dependendo da sua faixa de renda. Os hábitos do consumidor também afetam o valor das taxas, tais como o tamanho da fatura mensal, se você paga as parcelas em dia ou não, se você tem um bom histórico de pagamentos no cartão anterior e assim por diante. Quanto maior a conta carregada, maior será a proporção pelo qual se paga para o banco.

Há dois tipos de juros que podem ser cobrados nos cartões: os modelados e os não-modelados .As taxas não-modeladas aparecem no boleto/cadastro bancário e só é cobrado quando você faz a doação para instituições. Os juros não-modelados são cobrados quando você recicla o cartão por um determinado período de tempo e só depois disso você pode tirar o dinheiro da conta.

Os juros modelados , que estão em torno de 12% a 18%, são cobrados, nesse caso, mesmo antes de você reciclar o cartão. É importante saber que os juros modelados não representam uma taxa fixa que seja calculada ao longo do tempo para cada cartão. Não faça qualquer ato que possa induzir a diferença entre as taxas dos cartões, como fazer uma doação para um nenhum instituto de caridade.

Outra coisa importante é entender que essa taxa, em si , não é válida quando você utiliza os cartões em dinheiro vivo. Isso significa que você não deve comprar o dinheiro no cartão de crédito, porque você paga alto preços pelas taxas. Você pode usar o PayPal e os cartões de crédito como um meio para fazer pagamentos.

Cuidado com os juros do cartão

Quais são as taxas dos cartões de crédito?

Os bancos cobram juros modelados nos cartões de crédito. Eles cobram juros modelados nos cartões de crédito quando você recicla o cartão por um período de tempo e só depois é que você pode tirar o dinheiro da conta. Não há diferença entre os juros modelados e não-modelados, os dois têm taxas próprias. As taxas dos cartões são bem variadas e podem sofrer alterações. Mas, conforme o estudo do Banco Central: cada bancos cobra juros modelados de acordo com os tipos de cartão que ele utiliza.

Quais são os cartões de crédito mais rentável?

Há dois tipos de cartões de crédito. Um é um cartão com um limite determinado, e o outro é um cartão sem limites. Os cartões com euros fixos não podem ser reciclados, entretanto os cartões sem limites podem ser reciclados. Os juros cobrados nos cartões com dinheiro fixo podem variar entre 21% e 28%. Já os cartões sem limites e com euros fixos podem ficar entre 14% a 18% ao ano.

Como não vale a pena reciclar cartões para os bancos?

Quando você recicla o cartão, você paga mais caro e não é reciclado. Quanto mais caro, menos dinheiro você vai pagar ou seja, menos dinheiro retorna para você. A diferença entre o valor que paga antes de reciclar o cartão e o valor que recebe depois de reciclar, é um sinal claro de que você está pagando mais caro por reciclar.

Dependendo do seu perfil como consumidor, os bancos podem cobrar uma taxa modelada para cada tipo de cartão (cartão de crédito fixo e sem limites, cartões de crédito flexíveis e este tipo de cartões combinados). Também, dependendo de sua história financeira no cartão anterior você pode ter um juro modelado mais alta para reciclar o cartão.

Cuidado com os juros do cartão

Quanto vai custar você reciclar o cartão?

Tire todos os seus cartões e ligue para o seu banco. Veja qual é a sua taxa modelada para reciclar o cartão. Eles também têm um juro modelado no cartão, mas você pode negociar isso. Os bancos como norma só negociam 50% do valor do juro modelado no cartão, porque isso representa uma perda muito significativa para eles.

Quais são suas opções de cartões de crédito?

Você pode comprar um cartão de crédito sem limites e ou um cartão flexível. O tipo de cartão que você vai precisar dependerá muito do seu perfil financeiro.

Cuidado com os juros do cartão

Tipos de Cartões:

1. Cartões com Dinheiro Fixos ou sem Limites:
São os cartões mais rentáveis quando você não quer reciclar o cartão. O valor mensal cobrado é fixo e a diferença entre a taxa aplicada antes e depois da reciclagem do cartão, não é levada em consideração. Ademais, como já dissemos acima, os bancos oferecem um juro modelado nos cartões que aqueles que reciclem os seus cartões.

2. Cartões de Crédito com limites
No outro extremo, os cartões de crédito com limites podem ter as taxas mais altas de juros quando as pessoas reciclam e os bancos podem dar lucro para eles. Não vale a pena reciclar o cartão com este tipo de cartão.

As taxas cobradas nesses tipos de cartões são diferentes e você pode negociar essa taxa para qualquer um dos dois em seus bancos.

Os cartões mais rentáveis são os cartões fixos com limites. São os que você pode reciclar e reciclar.

3. Cartões Combinações:
Quando você compra um cartão combinado , o valor a ser pago em todas as suas faturas é a mesma, mas a taxa vai depender da durabilidade dos clientes do banco e o tipo de couro usado para montar seus cartões. Quando você compra um cartão combinado, o tempo de vida do cartão é mais longo e o valor pago é menor.

4. Cartões flexíveis:
Cartões flexíveis são aqueles que podem ter juros maiores (2% a 4% mensais) quando você recicla o cartão. O bancos cobram uma taxa melhor para esses cartões porque depois dela, melhor será para os bancos como um todo. A diferença entre as taxas cobradas na saída do cartão e da entrada de poupança, é o lucro que os bancos fazem.

Você pode reciclar seus cartões de crédito sem limites, mas porque você vai tentar negociar para ele. O estudo do Banco Central mostra que quando o cartão é reciclado, a diferença entre a taxa cobrada e a duas meses após o cartão reciclagem , é extremamente significativa.

Leave a Reply