O que é o metaverso? Uma realidade híbrida entre o físico e o digital

Nos últimos anos, principalmente em 2021, o termo metaverso tomou a internet e os discursos das empresas ao redor do mundo, principalmente quando a empresa do Facebook mudou seu nome para “Meta”.

especialistas já afirmam que esse conceito não está distante de nós. Na verdade, alguns projetos, produtos e jogos, por exemplo, já exploraram ou exploram o metaverso e nós já utilizamos.

O que é o metaverso

O que é o metaverso?

Para entendermos o que é o metaverso, podemos utilizar os exemplos de alguns jogos, por exemplo. O Second Life foi um jogo lançado em 2003 e explorou a ideia de um universo paralelo.

O que acontecia no Second Life? As pessoas podiam criar suas contas no jogo e criar seu próprio avatar, sendo a representação de suas personalidades durante a gameplay.

Os seus avatares podiam participar de eventos sociais, como festas, fazer amizades e tudo que é como a vida social na realidade. Bem, então vemos aqui que a realidade física e social estava no mundo digital, em um jogo.

O metaverso vem nessa linha: é uma proposta de criar um ambiente (ou universo) paralelo à realidade que existimos, utilizando as tecnologias de realidade virtual e aumentada.

Isso nos lembra que alguns jogos já usam os chamados óculos VR (Virtual Reality Oculus), o que permite que jogadores participem de seus jogos como se estivessem no próprio mundo daquele game.

Então, quando falamos de metaverso, falamos de uma realidade em que nossas experiências físicas serão integradas ao mundo virtual.

Na prática, as empresas que estão investindo no metaverso estão com a ambição de que ele proporcione a possibilidade de reuniões acontecerem mesmo com pessoas em diferentes partes do globo, mas elas sentindo como se tivessem na mesma sala.

Alguns dos obstáculos que impedem que o metaverso já esteja funcionando entre nós é o avanço do 5g. Para que essa realidade híbrida ocorra, o 5g já deve estar consolidado, trazendo os benefícios da alta largura de banda.

Os dados e informações precisam transitar de uma maneira veloz, para que o metaverso consiga simular uma realidade sem haver problemas de atrasos, por exemplo.

O que é o metaverso

O metaverso não é uma ideia de agora

Não é só porque o conceito do metaverso se tornou popular nos últimos tempos, que significa que ele só foi criado agora. Na verdade, ao longo da história da internet diversos projetos já abordaram conceitos da realidade física-virtual proposta.

Já foi citado o exemplo do jogo Second Life. Mas outro jogo que utiliza ideias do metaverso, é o famoso Minecraft. No jogo, os jogadores podem simular a sobrevivência do dia-a-dia, coletando recursos para sua sobrevivência.

O metaverso combina a gamificação com a realidade. Algumas empresas já utilizam a realidade virtual para que clientes, a partir de óculos de realidade virtual, visitem suas lojas e conheçam seus produtos mesmo sem o contato presencial.

Por isso, diversas empresas ao redor do mundo estão otimistas e investindo no metaverso, como alternativas a realidade atual.

No entanto, há críticas para a nova realidade sugerida: críticos falam que o metaverso viciaria mais e mais pessoas no mundo da internet, as distanciando da realidade.

A Meta, empresa do Facebook, acredita que nos próximos 5 anos conseguirá concretizar a ideia do metaverso.

 

Leave a Reply